CONCEITOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CONCEITO 1 :
Segundo José Manuel Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância,a educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
- É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
- Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.
- Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
- Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual-presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando períodos de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderemos fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, idéias.
- REFERÊNCIAS:
- LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.
- LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.
- NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.
- Página do Prof. Moran: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm
- Texto do Ivonio de Barros: Noções de Ensino a Distância: www.intelecto.net/ead/ivonio
- Eduardo Chaves. Ensino a Distância: Conceitos básicos em:
-
- CONCEITO 2:
- Para João José Saraiva da Fonseca O que é Educação a Distância? A educação a distância é uma modalidade de ensino que não restringe o aluno ao mesmo espaço físico do professor. Historicamente existe uma associação entre educação a distância e o ensino por correspondência que utilizava a documentação impressa para veicular a informação. Hoje o áudio, o vídeo e a informática abrem espaço a outros instrumentos de mediação. A Educação à Distância é freqüentemente apresentada como sinônimo de ensino a distância, educação aberta e a distância, ensino aberto, flexível ou distribuído. Contudo com alguns autores, estas designações ainda apresentam dificuldades em descrever com exatidão educação a distância. O ensino está associado normalmente às atividades de transmissão de informação, adestramento e treinamento. A educação enquadra-se numa visão mais ampla, num processo ensino-aprendizagem que conduz o aluno a participar ativamente na construção do conhecimento e no seu desenvolvimento de seus potenciais intelectuais, laborais e sociais. O conceito de educação a distância envolve os seguintes elementos: separação entre professor e aluno durante a maioria do processo de ensino e aprendizagem; transmissão da informação entre a instituição que promove o curso e os alunos, através de meios instrucionais; comunicação interativa entre a instituição que promove o curso, o aluno e o tutor. Educação: da Distância à Mediação Sabe qual é a diferença entre ensino por correspondência e educação a distância?
- REFERÊNCIA:
- http://joaojosefonseca1.blogspot.com/
- SÍNTESE:
A educação a distância contribui de forma significante para a aprendizagem a distancia como fonte de inovação. Em conclusão, a educação a distância da era digital, ao se colocar como possibilidade de acesso à educação, coloca a questão do acesso como um problema imanente à modalidade de ensino, onde o desafio maior consiste na aprendizagem do “aprender a distância”, que implica em aprender a interagir virtualmente, não somente do ponto de vista mecânico-operacional, mas do ponto de vista cognitivo, da construção do conhecimento e de novas aprendizagens, colaborativamente, mediante processos interativos a distância.
No entanto, não nos surpreendamos se, no futuro, a opção pela EAD se fizer não mais somente em função da flexibilização dos espaços/tempos, mas em função dos níveis de acesso que esta venha potencializar, em termos de aprendizagens significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário